(22) 2723-3025 (22) 99836-2812

Desenvolvimento Infantil: entenda o que acontece com seu filho na infância

É muito gostoso perceber o desenvolvimento das crianças. Elas aprendem muito e rápido, parecendo pequenas esponjas, absorvendo tudo ao seu redor, não é?

Sabemos que cada criança tem seu tempo e acreditamos que aprender um segundo idioma ainda na infância pode ser um ótimo estímulo. Para ajudar você a conhecer e entender melhor esse processo, separamos alguns dos pontos altos de cada etapa do desenvolvimento e, ainda, ideias de como estimular os pequenos ao longo do caminho. Confira.

2 – 7 anos

O que acontece: O período entre 2 e 4 anos é chamado de fase egocêntrica (não à toa que os “terrible two” ficaram tão populares entre as mães), quando eles de fato acreditam que são o centro de tudo o que acontece e que todos pensam como eles! Conseguem agora simbolizar, ou seja, um cabo de vassoura pode ser um cavalo e uma caixa pode ser um carro ou casa. São capazes de conversar, contar histórias podendo cometer erros mais ligados à estrutura de frase ou flexões verbais (falam, por exemplo “eu di” ao invés de “eu dei”) do que trocas ou omissões de sons. Já dos 5 aos 7 anos, uma fase mais intuitiva, já têm noção de espaço e começam, também, a dominar a noção de tempo.

Como estimular: Brincadeiras e atividades de faz de conta estimulam a imaginação e reforçam o vocabulário e gramática. A exposição a um segundo idioma ajuda nessa expansão e ainda permite aprimoramento das funções motoras orais. O uso de calendários para organizar o dia a dia, ter atividades regulares como aulas de dança ou curso de idiomas reforçam a noção de tempo e ainda colaboram para a sociabilidade.

7 – 11 anos

O que acontece: Agora, sendo alfabetizada na língua materna, a criança é capaz de usar a lógica, resolver problemas. Sua fala já é totalmente desenvolvida, com a capacidade de expandir seu vocabulário e habilidade motora para produção de todos os sons da língua materna e também de outros idiomas que esteja aprendendo.

Como estimular: Jogos que demandem raciocínio lógico e memória são ótimos para expandir as capacidades nessa fase. A leitura é essencial para auxiliar no crescimento do vocabulário e da capacidade de concentração. Aprender uma segunda língua cria oportunidades de expansão do conhecimento, da criatividade e até melhora os circuitos neurais otimizando a habilidade de resolução de problemas e tomada de decisão.

11 – 15 anos

O que acontece: Seu raciocínio lógico agora pode ser aplicado na resolução de todos os problemas, inclusive os de conceitos mais abstratos. A adolescência traz consigo uma grande carga de autonomia – mas não muita responsabilidade.

Como estimular: Desenvolver as operações mentais e toda a potencialidade desta criança depende de um meio rico em estímulos. Curso de idiomas, atividades esportivas e artísticas são grandes aliados no crescimento não só da inteligência mas também do desenvolvimento físico, emocional e social.

Como pudemos ver, estimular as crianças desde cedo é fundamental. É preciso ambiente estimulante, seguro e prazeroso, respeitando o tempo de cada um, claro. Mas, não tenha medo de colocar os pequenos em contato com um segundo idioma. Os benefícios são muitos e duram a vida toda.

Ainda ficou em dúvida quanto aos motivos para matricular seus filhos num curso de idiomas? Então convidamos você a conhecer as vantagens da aprendizagem de um segundo idioma na infância.

 

Fechar Menu