(22) 2723-3025 (22) 99836-2812

Como descrever seu nível de inglês no currículo?

Todos sabemos que ter a palavra “inglês” no currículo é fundamental. Mas como deixar claro qual é o seu nível? Essa é uma pergunta muito comum entre nossos alunos adultos. E embora haja muitas maneiras possíveis, uma delas é imprescindível. Você sabe qual é?

O currículo costuma ser a primeira impressão, a chave que pode abrir ou fechar a porta para uma oportunidade. Abaixo, indicamos as formas que achamos mais eficazes para apresentar seu nível de inglês no currículo e damos algumas dicas. Uma delas, essencial!
Muitas vagas exigem alto domínio do idioma, outras requerem apenas conhecimentos gerais.  Mas nem sempre a expectativa do empregador ou da universidade está clara na descrição da vaga. Em qualquer dos casos, e por outras razões que você verá a seguir, nossa primeira e mais importante dica é: seja honesto!
Uma entrevista ou uma situação no dia-a-dia do trabalho podem ser muito constrangedoras se a informação no currículo for diferente da realidade. E podem custar a vaga! Além disso, pode ser que o seu nível de inglês seja suficiente. Então, evite o constrangimento, respeite o tempo dos envolvidos na avaliacão e seleção e, diga a verdade unsecuredloans4u

Básico, intermediário ou avançado?

Essas costumam ser as descrições mais utilizadas no Brasil, mas é preciso ter cuidado porque elas são subjetivas. Todo mundo conhece alguém que diz ter nível básico e se expressa bastante bem. E, também, quem afirme ser fluente, mas não se sente confortável, por exemplo, para atender um telefonema em inglês ou emitir uma opinião em uma reunião. Ou seja, nem tudo é o que parece!
Assim, recomendamos que, sempre que possível, você vá um pouco além dessa categorização. Por exemplo acrescentando algumas habilidades específicas como “apto a realizar apresentações e integrar equipes multiculturais” ou “capaz de participar em conference calls e em reuniões como ouvinte” ou, para o nível básico, “capaz de ler textos básicos e escrever e-mails simples”.
Se você entende e fala muito bem, mas não sente muita confiança na escrita, por exemplo, outra maneira eficaz é descrever sua capacidade de compreensão e expressão em cada uma das categorias listening, writing, speaking e reading.

Aqui a dica é: além de honesto, seja claro!

Como são os currículos no exterior?

Nos currículos voltados para oportunidades de estudo ou trabalho fora do Brasil, você pode utilizar também a nomenclatura ofical europeia CEF (Quadro Comum de Referências para Línguas), também adotada nos Estados Unidos, que divide o conhecimento do idioma em 3 categorias, com subdivisões, que variam entre A1 e C2, sendo A1 o nível mais básico e C2 o mais avançado. Suas chances aumentam muito quando você ajusta sua apresentação à forma em que o recrutador está mais acostumado.
Além disso, se você já teve alguma experiência de trabalho em inglês, vivência no exterior e/ou foi aprovado em algum exame internacional de proficiência, não deixe de incluir essas informações na sua mini biografia.

Currículo em inglês.

A grande maioria das vagas internacionais pede que o cúrrículo esteja em inglês. Neste caso, a descricrição do nível de idioma não precisa mudar. Mas recomendamos que o conteúdo seja cuidadosamente revisado. De preferência, por pessoas diferentes. Variar no vocabulário e buscar objetividade também refletem sua capacidade de se expressar e podem contar pontos!
Seguindo as sugestões acima você estará utilizando também nossa dica número 3: adapte seu currículo de acordo com seu destinatário e seu objetivo.
 
Para complementar e sanar dúvidas, se você está estudando inglês no momento, pergunte ao seu professor em que nível você está. A opinião de um especialista é sempre bem-vinda. Os professores do Raposo Idiomas terão prazer em te ajudar!
Se você já estudou inglês mas não se sente confiante para colocar “fluente” no currículo, leia nosso artigo sobre “Aprender é um processo contínuo”
Boa sorte!
 
*O Raposo Idiomas é um curso de idiomas que há mais de 30 anos ensina alunos de todas as idades e níveis, a se comunicar eficazmente em inglês e espanhol. Para adultos, temos aulas individuais ou em grupo, para diversas finalidades como trabalho, estudos (vestibular, mestrado e doutorado) e viagens. Também temos aulas para áreas específicas como medicina, farmácia e óleo&gás. Você pode conhecer mais sobre nossos cursos clicando aqui ou fazendo-nos uma visita. 😉
Fechar Menu