(22) 2723-3025 (22) 99836-2812

Mitos e verdades sobre aprender um segundo idioma na infância

Durante muito tempo acreditava-se que aprender uma segunda língua na infância, especialmente antes da alfabetização na língua materna, poderia atrapalhar a aquisição da fala e o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Porém, o que se viu com pesquisas em todo o mundo foi o oposto: crianças que aprendem uma segunda língua apresentam ganhos como aumento das conexões neurais, maior proatividade, rapidez na tomada de decisões e escolhas, mais facilidade na resolução de problemas e até aumento da criatividade.

Observando o processo de desenvolvimento das crianças foi possível avaliar a capacidade de absorção de novos conhecimentos e sua eficiência em cada fase.

Por exemplo, o período de maior expansão do desenvolvimento neuropsicológico e sócio-cultural das crianças é entre os 2 e 3 anos e se estende até os 7 anos.  O cérebro da criança é mais plástico, permite “mudanças” e adaptações. Ou seja, mesmo antes da alfabetização, o crescimento do vocabulário é exponencial e, por isso, estimular a audição e a fala nesta fase é tão enriquecedor. Para se ter uma ideia, na língua materna, se até os dois anos a criança tem um vocabulário médio de 50 palavras, aos 6 anos o vocabulário pode chegar a 5 mil palavras!

Após a alfabetização, com audição e fala já mais apuradas, é possível introduzir a escrita. Nesta fase, o segundo idioma acompanha o processo de alfabetização no idioma nativo tornando o aprendizado mais intuitivo e natural e, a partir daí, as crianças se sentem muito mais à vontade e prosseguem com muito mais facilidade.

Outra forma de estimular o aprendizado na infância antes da alfabetização é estar em um ambiente amigável, que desperte o vínculo afetivo. No caso do aprendizado de uma segunda língua, um espaço acolhedor, seguro e de bem-estar faz grande diferença: ajuda a criança a se concentrar e, desde cedo, gera identificação entre aprendizado e experiências positivas.

Mais uma realidade apontada pelas mais recentes pesquisas na área da linguagem mostra que, adultos que foram expostos à uma segunda língua ainda cedo na infância têm mais facilidade de aprender outros idiomas, são mais sociáveis e tendem a ter mais sucesso profissional.

Ou seja, sobram motivos para colocar as crianças para aprender outro idioma o quanto antes!

Se quiser saber mais, aqui mostramos outras razões para você matricular seu pequeno ou pequena em um curso de idiomas: Conheça vantagens da aprendizagem de um segundo idioma na infância.

Fechar Menu