(22) 2723-3025 (22) 99836-2812

O que podemos aprender com “Despacito”.

“ Despacito ” significa “devagarzinho”. Mas, tudo relacionado ao hit está em ritmo acelerado.

Não foi à toa que o cantor e compositor canadense Justin Bibier se empenhou em aprender a letra e gravar a música mais tocada do momento em seu idioma original.

O espanhol nunca esteve tão em alta. E não é por causa da criação do cantor porto-riquenho Luis Fonsi. É o contrário. O hit é sucesso mundial justamente porque – além do ritmo, arranjo e demais atributos musicais, claro! – é em espanhol.

O espanhol está em toda parte

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Cervantes, mais de 560 milhões de pessoas falam espanhol, seja como primeira ou segunda língua. Só na Europa estima-se que 15% da população fale o idioma, que está presente também em 20 países das Américas e é a opção de estudo como segunda língua para cerca de 21 milhões de pessoas no mundo.

A previsão para 2030 é de que os falantes de espanhol sejam 7,5% da população mundial. E dentro de três ou quatro gerações, 10% da população mundial se entenderá em espanhol.

Desempenho de “Despacito” é impressionante.

Com essas estatísticas fica mais fácil entender porque o reggaetone “Despacito” bateu recordes. Depois de apenas 157 dias de lançamento, o clipe alcançou 2 bilhões de visualizações no youtube. E, de acordo com o Wikipedia, entrou no topo das listas de músicas mais tocadas em pelo menos 43 países.

Preparados?

Alemanha,  Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bulgária, Canadá, Chile, Colômbia, Croácia, Dinamarca, Equador, Estados Unidos, Escócia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Filipinas,  Finlândia, Grécia, Guatemala,Holanda, Hungria, Índia, Irlanda, Itália, Líbano, Luxemburgo, Malásia, México, Nova Zelândia, Noruega, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Rússia, Suécia, Suíça, Tailândia, Reino Unido, República Checa,Uruguay e Venezuela. Ufa!

Sem falar no Brasil, que não aparece na lista mas, nós sabemos, também tem a música no topo das paradas.

Antes e depois de “Despacito”.

Leitores de gerações mais antigas saberão que o sucesso internacional de músicas cantadas em espanhol não é de hoje. Quem lembra de “Macarena” e sua inseparável coreografia? Ou das músicas da cantora Shakira que, mais recentemente emplacou a canção “Chantaje”, também em espanhol e também no topo das listas?

A repercussão musical dessas novas canções em espanhol funciona como um termômetro sobre o crescimento do idioma pelo mundo. Previsões indicam que a indústria do entretenimento – musical e cinematográfica – vai investir cada vez mais em produções, artistas e histórias hispânicas ou latinas, que criem empatia com essa população gigante, ávida por conteúdo conectado a sua cultura e idioma.

A exemplo de “Despacito”, podemos prever um futuro em que o espanhol estará cada vez mais presente na vida das pessoas e, pelo que tudo indica, vai ser “rapidito”.

*****************

Se você se interessa por aprender um segundo idioma, veja o post “Aprender uma segunda língua é um processo contínuo” e conheça nossos cursos de inglês e espanhol para todas as idades.

Fechar Menu